Seja Sócio
Área do Sócio

 

GRUPOS DE PROGÊNIE

Por Carlos Vianna Neto

 

A apresentação de grupos de progênie é uma importante ferramenta de avaliação do desempenho de reprodutores. Trata-se de uma análise que permite verificar de forma comparativa, os filhos de cada reprodutor que estejam participando de uma Siegerschau (Principal exposição de criação de cada país), na qual, cada reprodutor tem a sua descendência de 1ª geração observada quanto a capacidade de transmissão de suas características, assim como as da sua estirpe, entre as quais, qualidades anatômicas, da movimentação, das proporções, diferenciação dos sexos, tamanho, firmeza de ligamentos, pigmentação, quantos são radiografados quanto à displasia de quadril e cotovelos, quantos selecionados para a reprodução, etc.

Na Alemanha não há classificação de grupos de progênie, em vários outros países, sim, como é o caso do Brasil.

Os grupos de progênie atraem a atenção por permitir que se avalie a evolução do desempenho dos reprodutores, permitindo aos criadores acesso a informações úteis para a escolha daqueles que melhor se encaixem em seus programas de criação, aqueles que poderão servir para corrigir algumas falhas presentes em seus plantéis, ou acrescentar determinadas qualidades, ou ainda fixar as já presentes.

A análise dos grupos de progênie serve para aferição de tendências e indicação de caminhos a serem seguidos, como também constatações de falhas que porventura estejam a se repetir, verificação de quais reprodutores se mostram capazes de corrigi-las, das novas combinações que possam surgir. Enfim, um amplo leque de possibilidades.

Nos últimos anos, no Brasil, o número de grupos e de descendentes nas apresentações de grupos de progênie tem crescido, o que demonstra um interesse maior, não obstante as dificuldades impostas pelos custos causados pelas grandes distâncias. A criação, de um modo geral, necessita de ferramentas de avaliação e a apresentação de grupos de progênie é uma das mais importantes. Esta permite aos criadores avaliar o nível dos animais de sua criação de forma comparativa com os de outros criadores que utilizaram os mesmos reprodutores, verificar quais combinações produziram resultados satisfatórios, etc.

Uma forma de estímulo para a apresentação de grupos de progênie seria tê-las, além das apresentações em Siegerschauen, também nos campeonatos regionais, uma ótima oportunidade de os proprietários/manejadores de machos reprodutores buscarem mostrar o que de melhor eles produzem, com menores custos de deslocamentos. Seriam uma fonte de subsídios para compilação de informações com vistas ao direcionamento da criação, tanto regional, como nacional.