CBPA

Clube Brasileiro do Pastor Alemão

Fundado em 2006, o Clube Brasileiro do Pastor Alemão-CBPA nasceu, fruto do desejo de muitos criadores, expositores, amantes do adestramento e aficionados de buscar o aperfeiçoamento constante das qualidades do cão Pastor Alemão.

Foram árduas e longas as lutas para que o objetivo fosse atingido, hoje, o CBPA é o clube dos pastoreiros do Brasil, com a garantia do reconhecimento internacional pelo sistema internacional, como integrante da Confederação Americana do Pastor Alemão-COAPA e União Mundial para o Cão Pastor Alemão-WUSV.

O CBPA atua primordialmente, no controle da raça Pastor Alemão no território brasileiro, promovendo exposições e provas, devidamente regulamentadas, visando sempre o aprimoramento em todas as áreas de sua atuação.

O CBPA conta com grande número de associados e representações filiadas, entre núcleos de criadores, comissões de criação e sociedades, distribuídos por todo o território nacional.Juntos temos como objetivo, promover atividades de treinamento, reuniões, palestras, cursos, exposições de criação, provas de adestramento, verificações de ninhadas e congraçamento.

O CBPA, como é da natureza de todos os clubes de Pastores Alemães do mundo, executa controles de aprimoramento dos mais avançados, a exemplo do exame de DNA, que visa não só a verificação de paternidade, como também o estudo da abrangência de determinadas enfermidades, através de vários marcadores, a fim de buscar a erradicação dessas moléstias do ambiente da raça, os exames de RX coxo-femoral e de cotovelos, as provas de adestramento, os exames de seleção para a reprodução, que visam, através de análises apuradas e específicas, promover o uso na reprodução, dos exemplares que possuam as qualidades, físicas, estruturais e psíquicas com a finalidade de se ter um plantel de acordo às características descritas no standard da raça.

Autor: Carlos Martins Vianna Neto - Vice Presidente CBPA 2019/2020