Seja Sócio
Área do Sócio
EXECUÇÃO DA PROVA DE PROTEÇÃO NA SIEGERSCHAU DO BRASIL 2021

PARA ACEDER À QUALIFICAÇÃO VA (VORZÜGLICH AUSLESE)*:

 

1ª PARTE

Condutor e cão caminham por 10 passos com guia, param, o condutor faz o cão sentar, retira a guia e o conduz por mais 15 passos (uma linha demarcatória indicará o percurso), quando o figurante sai do biombo e enfrenta-os,  o cão deverá reagir pronta e energicamente, mordendo a luva do figurante, este, assim que o cão morde a luva inicia a figuração e após 4 a 5 passos, desfere um golpe, com bastão esportivo próprio, na região da cernelha/ombros, permanece figurando por mais 4 ou 5 passos, golpeia mais uma vez, figura por mais 3 ou 4 passos e para. Neste momento o condutor dá o comando para o cão largar. Caso o cão não largue a luva ao primeiro comando, serão permitidos mais dois comandos, totalizando três possíveis.

Cães que falharem na primeira parte, conforme avaliação do juiz da prova, não poderão prosseguir na execução da prova.

2ª PARTE

Condutor e cão se posicionam no local marcado, o figurante, escondido no biombo posicionado a 50 passos de distância, sairá caminhando em direção lateral ao biombo por alguns passos, vira e segue correndo na direção do condutor e seu cão com gritos e gestos ameaçadores. Neste momento, o condutor solta o cão, que deverá enfrentar o figurante na metade do percurso, aproximadamente, será feita a figuração por aproximadamente 10 passos e cessa a luta completamente. Nesta etapa da prova não poderão ser desferidos golpes no cão, somente ameaças com o bastão. O condutor dá o comando de largar a uma distância não inferior a 15 passos. Caso o cão não atenda ao comando, poderão ser dados mais dois comandos, totalizando três possíveis.

Concluída a execução da prova, o juiz anunciará a avaliação sobre a execução da prova.

Na saída do condutor e seu cão do local de execução da prova, será feita a leitura do microchip do cão.

IMPORTANTE

A condução da prova de proteção, a partir do momento em que, condutor e cão se posicionam para iniciar sua execução, até o final desta, é de inteira responsabilidade do julgador. O figurante é o seu assistente na prova.

Cães que não largam a luva após o terceiro comando, não poderão aceder à qualificação VA (Vorzüglich Auslese) e só poderão aceder à qualificação “EXCELENTE”;

Cães que não reagem com autoconfiança, resistência à pressão e espírito de luta (TSB) “PRONUNCIADO”, não poderão aceder à qualificação VA (Vorzüglich Auslese).

 Aqueles que na prova de proteção obtiverem a avaliação “TSB EXISTENTE”, só poderão aceder, no máximo, à qualificação “EXCELENTE”;

Cães que não reagem satisfatoriamente, com” TSB PRONUNCIADO” ou “TSB EXISTENTE” serão qualificados como “INSUFICIENTE”;

 

 

*Trata-se de qualificação exclusiva concedida apenas por juízes de clubes filiados à WUSV, em eventos realizados exclusivamente por estes.

Mais notícias