Assembleia Geral da WUSV 2022

Realizada no último dia 26 de setembro, no Meistersingerhalle, na cidade de Nuremberg,  Alemanha,  com a participação de 52 delegados de países membros, incluindo o Brasil, que compareceu representado pelo diretor internacional, José Graça Aranha, cuja destacada atuação culminou com um sincero agradecimento às direções da COAPA e da WUSV pelo constante apoio ao CBPA no sentido de obter a confirmação, nessa oportunidade e por unanimidade dos membros presentes, a condição de membro pleno da WUSV, seguindo-se a uma apresentação do histórico da criação brasileira, liderada pela Sociedade Paulista de Cães Pastores Alemães, sua atuação, como membro fundador da COSUPA, mais tarde COAPA, do CBPA e da própria WUSV, assim como uma apresentação detalhada dos expressivos números relativos às atividades do CBPA.

Outros importantes assuntos de interesse da comunidade pastoreira mundial foram tratados, entre eles:

•          A eleição, do Sr. René Rudin da Suíça, para a vice-presidência.
  •          Para integrar a nova junta diretiva da WUSV, por proposta do representante do Real Ceppa-Espanha, secundado pelo representante do CBPA-Brasil, foi reeleito por unanimidade o Sr. Roberto Caputi e por proposta do representante do CBPA-Brasil, foi eleito o Sr. Vadim Blodsker, do SchutzHund Club of América, o qual lidera as discussões entre a WUSV e FCI e exerce papel de fundamental importância na solução das questões que as envolvem.
  •          Constatou-se que quase 30% dos membros da WUSV não fazem parte do Sistema FCI e que a FCI conta com cerca de 350 raças e 90 países membros, enquanto a WUSV, com uma única raça, congrega 95 membros em 88 países.
  •          A junta diretiva recém-eleita irá trabalhar fortemente em duas frentes:
  1.       Harmonização da criação do Pastor Alemão em todo o mundo;
  2.       Defesa intransigente de nossos cães e clubes de ataques promovidos por outras instituições.
  •          Haverá reforma do estatuto da WUSV, para a elaboração do novo estatuto foi eleita uma comissão especial composta pelos senhores:
  •   Rodrigo Gozales Campuzano do Real CEPPA- Espanha;
  •   José Graça Aranha do CBPA- Brasil;
  •   Carlos Enrique Rivera Gallardo da AGPA- Guatemala.
  •          O presidente da WUSV, Prof. Dr. Heinrich Messler, lembrou aos presentes que para se evitar questões de monopólio, Art.12.5, haverá de ser facilitado o acesso de todos que sigam as regras da WUSV.
  •          Foram examinados outros casos de países que infelizmente ainda não cumprem os requisitos para se tornarem membros plenos da WUSV, ao contrário do CBPA, que os cumpre na totalidade, tendo sido reconhecido pela assembleia como um clube de um número grande de registros, que possui muitos núcleos filiados e exerce numerosas atividades.
  •          Apresentação dos relatórios dos juízes da Bundessiegerzuchtschau. O Sr. Helmut Buss, por não ter havido Assembleia Geral da WUSV em 2021, apresentou um relato sobre a Classe Trabalho Fêmeas, por ele julgada em 2021. O Sr. Lutz Wischalla relatou o seu julgamento da Classe Trabalho Fêmeas deste ano. O Sr. Bernd Weber relatou seus julgamentos da Classe Trabalho Machos dos anos 2021 e 2022.

Ao finalizar, o CBPA não poderia deixar de manifestar um sincero agradecimento aos países membros da WUSV pela sua aceitação unânime como membro pleno da WUSV e de modo muito especial aos países membros da COAPA, pelo total apoio ao CBPA em todos os momentos.

José Carlos da Silveira