Seja Sócio
Área do Sócio

União Mundial dos Clubes de Cães Pastores Alemães - WUSV

 

 

 

ORIGEM

 

Os clubes especializados na criação da raça pastor alemão surgiram na Europa logo após a fundação da Verein für Deutche Shäferhunde - SV (clube alemão da raça) em 1899. Por toda parte, apreciadores e amigos da raça se reuniram em clubes nacionais, espalhando a popularidade do Pastor Alemão. A SV, que já nessa época exportava, através de seus criadores, cães para todos os países do mundo, estava especialmente interessada em consolidar o seu relacionamento com clubes estrangeiros. Entretanto,a primeira entidade internacional especializada na raça foicriada na América do Sul, com a liderança do ilustre pastoreiro Julio Brisola. Em 1965 foi fundada a antiga Confederação Sul-Americana do Pastor Alemão (COSUPA), precursora da atual Confederação Americana do Pastor Alemão (COAPA). Inspirados pela entidade sul americana, no ano de 1968, integrantes da SV deram então vida a outra iniciativa com o objetivo de promover a colaboração continental a nível europeu, no intuito de preservar a uniformidade da raça. O seu objetivo era, acima de tudo, uma união europeia com clubes de países vizinhos.

 

Poucos meses depois, o empreendimento foi um sucesso. Em maio de 1968, os representantes dos clubes de pastores alemães várias nações, inclusive do Brasil, nação representada por Julio Brisola (um dos fundadores do CBPA), se reuniram em Augsburg para deliberar sobre a fundação de uma nova associação nascendo então a "Europa Union der Vereine für Deutsche Schäferhunde" (EUSV)a União Europeia dos Clubes de Pastores Alemães): Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Reino Unido, Holanda, Itália, Áustria, Suíça, a ex-Tchecoslováquia e a República Federal da Alemanha fundaram a nova entidade.

 

Cinco anos depois, essa união supranacional se tornou o núcleo de uma federação maior e mais importante: a União Mundial dos Clubes de Cães Pastores Alemães (WUSV). Em 1974/75, a fundação aconteceu e desde então, a WUSV cresceu para 96 associações com membros em 89 países.

 

 

OBJETIVOS

 

São os objetivos gerais da rede WUSV a uniformização do padrão racial, nivelamento das avaliações dos Pastores Alemães na criação e harmonização de desempenhos, esclarecimento de questões em aberto sobre a criação e sobre o treinamento, bem como a redução de doenças hereditárias. A sua sede reside junto da SV em Augsburg, Alemanha.

 

Cabe destacar que um dos picos do trabalho da WUSV em prol da raça foi alcançado no ano de 1988. Naquele ano, o existente Campeonato Europeu de Pastores Alemães foi substituído pelo Campeonato Mundial WUSV. O campeonato é desde então um dos destaques anuais para os entusiastas internacionais da raça pastor alemão.

 

 

APRIMORAMENTO

 

Cabe ressaltar que todos os critérios técnicos usados no desenvolvimento da raça, incluindo exposições de criação e provas de adestramento, passam por rotinas reguladas pela WUSV. Critérios incomuns na criação de outras raças como: obrigatoriedade de identificação dos filhotes para registro, procedimento de verificação de ninhada, exigência de controle de displasia para reprodutores e matrizes, provas de socialização, obediência e proteção e também coleta de material para exame de DNA com armazenamento centralizado junto da SV (Alemanha), entre outros; além de todo o regramento específico que rege também as provas de trabalho/adestramento e as exposições de criação. Todos esses regulamentos são geridos e harmonizados pela maior rede de uma única raça no mundo da cinofilia, a rede WUSV, especializada na raça Pastor Alemão.

 

 

REDE WUSV

 

Nas américas a rede WUSV está representada nos seguintes países: Canadá, Estados Unidos, México, El Slavador, Nicaragua, Costa Rica, Panamá, Trindade e Tobago, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil (através do CBPA). Certificados de Autenticidade da Raça (pedigrees) emitidos com chancela WUSV tem reconhecimento em 96 diferentes clubes especializados ao redor do mundo, formando a maior rede especializada da raça, e também a que possui maior riqueza de critérios para criação,objetivando o aprimoramento genético. Tudo isso em harmonização com clube detentor do padrão racial da raça Pastor Alemão, a Verein für Deutche Shäferhunde (SV).