Seja Sócio
Área do Sócio

Treinamento Precoce do Filhote

 

Por Dr. Carmen L Battaglia

Tradução M.V. Maria Eduarda Bicca Dode

 

Versão original disponível em:

breedingbetterdogs.com/article/early-puppy-training

 

Filhotes de criação / treinamento

 

            A crença de que os filhotes não devem ser treinados até os seis meses a um ano de idade não é verdadeira. Todos os cães podem se beneficiar do treinamento de obediência a partir de sete semanas e também quando o filhote entra em seu novo lar. Aos seis meses de idade, quase todos os problemas de comportamento já existem. Isso significa que o treinamento precoce pode ser usado para evitar problemas antes que se tornem mais difíceis e frustrantes. Os maus hábitos são difíceis de corrigir; portanto, os proprietários nunca devem permitirmordiscar, roer, cavar, latir, montar etc., que são comportamentos normais, mas, se deixados sem correção, podem levar a problemas de comportamento. Os cães aprendem a cada dia que comportamento será ou não permitido. Lembre-se de que os maus hábitos são difíceis de mudar. Aprender mais sobre o primeiro ano de vida e os três períodos de desenvolvimento (Primário, Socialização, Enriquecimento).

 

Algumas regras gerais:

 

1. Lembre-se de que prevenir problemas é mais fácil do que resolvê-los.

2. Não deixe crianças sozinhas com um filhote novo. Inevitavelmente, o filhote verá as crianças pequenas como uma ninhada. Eles mordiscam, pulam e começam a procurar domínio e uma hierarquia.

3. Não permita que o filhote participe de jogos de corrida com crianças. O filhote começará a pensar nas crianças como "presas" e poderá começar a mordiscar.

4. Nunca permita brincadeiras agressivas e evite conflitos com um filhote. Isso pode levar a comportamentos agressivos e mordidas. Em vez disso, jogue uma bola para o filhote perseguir. O cabo de guerra antes dos quatro meses de idade também estressa as articulações do cotovelo e não é recomendado.

5. Lembre as crianças de deixarem um filhote dormir. Reforce a ideia de que os filhotes precisam descansar. Não surpreenda filhotes ou cães adultos. Um incidente grave pode ocorrer.

6. Incentive todos em casa, incluindo as crianças, a pensarem no filhote como um ser sensível e vivo, com necessidades e desejos e não como um brinquedo.

 

Treinamento do Filhote, Crianças e a Família

 

            Os pais têm uma obrigação e não devem assumir que a mistura de crianças, cães e filhotes não precisa de supervisão. As crianças não têm julgamento adulto; portanto, todas as interações criança-cão devem ser monitoradas e, sim, haverá momentos em que você terá que proteger o filhote de crianças e vice-versa.

 

 

 

 

Tolerância Acima do Limite

 

            O termo "bom dono" é usado para significar que as regras são sempre aplicadas e que o bom comportamento é sempre recompensado. Os cães procuram a liderança de seu dono. Entregar-se a maus comportamentos, como mordiscar, implorar, roubar da mesa, latir etc. são todos maus hábitos. Não dê desculpas por esses comportamentos e não permita que um filhote desenvolva comportamentos desagradáveis. Um filhote treinado se tornará um cão treinado e aqueles que entrarem em contato com seu filhote / cão esperam um bom comportamento. Não tolere pular, rosnar, mostrar os dentes ou morder. Esse comportamento deve sempre ser corrigido, para que seja sempre inaceitável para o filhote / cão.

 

            Não permita que um filhote ou cachorro roube comida ou lixo. Sempre corrija esse comportamento e não o deixe se tornar um mau hábito.

 

             Lembre-se de que um cachorro que é indiferente aos comandos de seu dono aprendeu a não respeitar seu dono. Isso significa que o proprietário perdeu o controle. Vire esse jogo. Seja consistente com seus comandos e sempre recompense o bom comportamento.

 

            Cães que constantemente exigem atenção são excessivamente mimados. Quando isso ocorrer, pergunte a si mesmo se você está "comprando" o amor do filhote com permissividade, com excesso de carinho e afagos. Cada filhote naturalmente encontrará seu lugar na matilha da família. Os proprietários devem sempre assumir a posição de "líder" para fornecer a segurança de que o filhote precisa.

 

Liderança

 

            Cães requerem liderança, estrutura e segurança. Os filhotes já sabem e entendem essas coisas porque a mãe os corrigiu com correções firmes, rápidas e instantâneas. Ela os sacudia pelo pescoço, batia-os com a pata ou os prendia no chão até que se submetessem. Ela garantiu que eles soubessem que ela era a "chefe".

 

            Em um novo lar, um filhote procurará a mesma estrutura e liderança. Se nada for fornecido, eles começarão a se afirmar. Isso geralmente é visto na forma de rosnados, mordidas e outros tipos de comportamento dominante.

 

            Todos os membros da família devem concordar em se comportar de maneira consistente com o filhote. Não pode haver exceções: "Oh, só desta vez" é o começo da confusão para o filhote. O filhote não entende inconsistência. Por exemplo, se a regra da sua casa é que o filhote não seja permitido nos móveis, deve ser todo o mobiliário o tempo todo. Não deixe o filhote no sofá um dia e repreenda-o no dia seguinte. Isso é muito confuso. Uma vez que eles aprendem que são permitidos em móveis, é muito difícil parar. O odor corporal do proprietário é a atração e está em todos os móveis, até na sua cadeira favorita ou na sua cama. Para o cachorro, é tudo a mesma coisa. Seu odor corporal representa você e essa é a atração. Portanto, você deve ter uma regra para os móveis, sem exceções.

 

Socialização

 

            A socialização é uma parte necessária e importante do bom desenvolvimento. Expor um filhote a lugares novos e diferentes ensina-o a se sentir confortável com estranhos e situações em mudança. Com oito semanas de idade, um novo filhote deve estar acostumado a sons domésticos comuns: aspirador de pó, lava-louças, TV, rádio, banheiro etc. Idealmente, isso foi iniciado pelo criador. Leve o filhote em pequenos passeios de carro para que ele passe da fase dos enjoos pelo movimento do carro. Ambientes novos e diferentes, como um passeio no parque, área da escola, canteiro de obras, calçada movimentada e shopping, oferecem cheiros, sons e oportunidades interessantes para explorar. Muito mais foi escrito sobre como socializar seu filhote. Para mais informações, consulte Estimulação neurológica precoce. Uma extensa discussão pode ser encontrada no livro escrito pelos monges de New Skete, intitulado "A arte de criar um filhote.

 

Elogio e Disiplina

 

            Como líder, use um tom feliz e entusiasmado ao elogiar seu filhote por bom comportamento. Quantidades generosas de elogios ao bom comportamento serão recompensadas. Do ponto de vista do cão, uma recompensa significa que você gosta do comportamento e quer mais. Nunca recompense um comportamento medroso "acalmando-o" com uma voz suave ou afago. Isso apenas reforça o mau comportamento. Louvor e disciplina não devem ser confusos. Use um tom severo e alto ao corrigir o mau comportamento. Seu tom se torna o sinal e fornece aos filhotes o entendimento do feedback.

 

Vocabluary

 

            As palavras de uma sílaba funcionam melhor. Filhotes e cães respondem facilmente a uma palavra da sílaba. Lembre-se de que eles não entendem o significado das palavras ou frases. No entanto, eles reconhecem sons e os associam a comportamentos específicos. Sugerimos as seguintes palavras como seus comandos básicos: NÃO, vem, desça, sente-se, fique e OK. O tom é importante. "NÃO" é por mau comportamento ou para interromper algo e deve ser dito em um tom de voz alto e com raiva. "VEM" deve ser um som alegre e otimista.

 

            Os cães podem aprender muito se os comandos forem simples e consistentes. Lembre-se desta regra. "O aprendizado não é portátil". Se um comando for aprendido em casa, leve o filhote para fora, para o parque e o shopping e repita o mesmo comando. Não demorará muito para que o filhote aprenda o que o comando significa, independentemente da localização.

 

Treinamento de casa

 

            Cães são animais de caça. Uma caixa fornece um local seguro para evitar que o filhote tenha um comportamento indesejável. Como nenhum cachorro gosta de sujar sua toca, o treinamento de casa será simplificado usando uma caixa. Ele pode estar localizado no seu quarto ou em algum lugar quieto.

 

            Como regra, todos os filhotes terão que ir ao banheiro" ao acordar, depois de comer e depois de beber. Preste atenção no comportamento que parece ocupado circulando e cheirando. É um sinal que prevê a defecação. Os alimentos permanecem no trato intestinal por até 10 horas. Portanto, um horário de alimentação regular será igual a um horário regular do banheiro. Os cães autorizados a se alimentar livremente tendem a defecar o dia todo. O que “entra” o dia todo “sai” o dia todo. Por exemplo, uma alimentação às 6h a  defecação será próximo ao meio-dia e com a alimentação as 18h a defecação será antes da meia-noite. Ajuste seu horário de alimentação para o horário em que você pode exercitar o cão.

 

            Quem trabalham meio turno pode simplesmente treinar o filhote enquanto o dono estiver ausente. Aqueles que ficam em casa o dia todo podem observar cuidadosamente o comportamento dos filhotes enquanto realizam suas tarefas, monitorando para ver quando os filhotes indicam que ele precisa “ir ao banheiro". As pessoas que trabalham em período integral não devem esperar que um filhote fique na caixa por 6-8 horas seguidas.

 

            Após a defecação, recompense o filhote com um breve tempo de jogo. Jogar uma bola funciona bem. Aqui estão alguns prós e contras que são úteis para um novo filhote.

 

            Lembre-se, filhotes muito jovens precisam descansar bastante, o treinamento na caixa você pode aproveitar essa necessidade. Assim que o filhote acordar, leve-o para fora. Conduza-o na coleira até que ele ao banheiro”, depois o elogie alegremente. Incentive-o com uma expressão: "Faça suas necessidades", "Vá fazer xixi". Ambos são comandos populares. Seja consistente com sua recompensa.

 

Fazer

 

•   Espere algumas noites barulhentas quando o filhote chegar em casa.

•   Siga uma programação rígida de caminhada-brincadeiras-alimentação-caminhada.

•   Alimente-o conforme a programação.

•   Reserve tempo para descanso na caixa sem perturbações.

 

Não Fazer

 

•   Não espere que o filhote passe mais de quatro horas na caixa.

•   Não permita que as crianças provoquem o filhote a qualquer momento.

•   Não retire o filhote do caixa se ele estiver latindo ou chorando.

•   Não coloque tapetes, travesseiros, etc. na caixa. Use jornais.

 

 

Mordendo

 

            Todos os filhotes usam os dentes. Eles mordiscam seus irmãos de ninhada como uma maneira de estabelecer a hierarquia. A mãe deles nunca permitiu que eles a beliscassem e ela os puniu rapidamente quando tentaram. Seu comportamento consistente ensinou-os sobre correções e mau comportamento.

 

            A mordiscada precede a mordida e geralmente começa como uma maneira de estabelecer limites. Uma mordiscada que não for corrigida aumentará quando o filhote começar a se considerar o líder da matilha. As correções devem ser feitas instantaneamente.

 

            Nunca acaricie ou acalme um filhote quando ele estiver ameaçando alguém agressivamente. Um caso completo de agressão perigosa pode resultar. Corrija esse comportamento com um severo "NÃO" e faça parecer que você está falando sério.

 

            Não implore por obediência. A disciplina não precisa ser um castigo físico severo.

 

            Use "NÃO" para ações que não são apropriadas. "NÃO" é um som autoritário que deve resultar em uma reação imediata. Não use a palavra "NÃO" combinada com o nome do seu filhote.

 

            "OK" é uma palavra positiva e com um som feliz. Ele concede permissão e sua aprovação.

 

            Se uma correção normal não funcionar, use firme um tapa ascendente de aberta sob o queixo, seguida de um "NÃO" firme. Use uma coleira para "segurar", se necessário, para que o filhote não possa escapar quando você aplicar a correção. Uma coleira para segurar também é útil ao treinar outros novos comandos.

 

Petiscos

 

            O alimento como um deleite para treinar é recomendado por muitos treinadores. Mas o tratamento deve ser muito pequeno. Um pequeno pedaço de um presente, como um pequeno pedaço de cachorro-quente ou frango, é suficiente. Quanto menor, melhor. Um filhote trabalhará duro por uma pequena recompensa.

 

            O contato visual é uma parte importante do treinamento. Um novo filhote deve ser treinado para manter a atenção dos olhos deles nos seus olhos. Os filhotes devem ficar à vontade olhando para você e outras pessoas, olho no olho. A tendência é que o filhote olhe e desvie o olhar. Seu objetivo é que eles olhem nos seus olhos e se sintam confortáveis ??com isso. Elogios verbais e carinho devem ser parte dessa atividade de aprendizado.

 

            Chame a atenção do filhote, com um pequeno petisco e mova-o lentamente até o nariz. Isso fará com que o filhote siga o petisco e esteja olhando para você. Quando o filhote está olhando nos olhos, mova o petisco do nariz para a boca do filhote enquanto diz BOM".

 

Roer - Escavação

 

            Os filhotes que não têm permissão para continuar roendo destrutivamente não se transformam em destruidores problemáticos. Os filhotes deixados por conta própria, especialmente enquanto os donos estão fora, desabafarão sua solidão, tédio e frustração com qualquer objeto que caia na sua imaginação. Um filhote que é treinado a ficar na caixa durante o afastamento dos donos; a ausência não pode instigar  atividades destrutivas. A liberdade de explorar é importante, mas deve ser supervisionada em sua casa. Lembre-se de que seu filhote precisará ouvir a palavra "NÃO" muitas vezes antes de descobrir que objetos domésticos são proibidos. Bata palmas alto e bata no chão para atrair sua atenção, seguido de um "NÃO" alto. Quando ele libera o objeto, oferece um substituto "mastigável" e muitos elogios verbais quando ele o aceita.

 

Implorando

 

            Implorar geralmente começa com um dono indulgente que oferece comida do prato ou do balcão da cozinha. Isso facilmente leva a choramingar, latir, subir na mesa, etc. Nunca ofereça comida para filhotes do seu prato, mesa ou balcão da cozinha. Este é um mau hábito e leva os problemas com implorar.

 

Rosnando sobre alimentos

 

            Os filhotes não devem rosnar por causa dos alimentos, especialmente se houver crianças na casa.

 

            Sente-se no chão, segure o prato de comida e chame o filhote para você. Elogie-o verbalmente por ter vindo. Enquanto o filhote come, fale com ele e faça carinho nele. Peça a cada membro da família que se reveze em diferentes horários das refeições.

 

            Se o filhote rosnar ou indicar alguma atitude defensiva, ele deve receber um aviso "NÃO", então agarrado pelo meio do seu corpo e puxado para trás para longe do prato. Role o filhote de costas e repreenda-o. Quando ele mudar de postura e apaziguar-se, solte-o e permita que ele retome a alimentação. Repita se ele rosna novamente. Isso funciona bem com a maioria dos filhotes novos.

           

            Para filhotes mais velhos, o proprietário deve ficar perto do prato, com o filhote com auxilio de uma coleira para segurar. Se o filhote mais velho rosnar, diga "NÃO" firmemente e puxe o filhote / cachorro para trás do prato pela liderança, enquanto o corrige. Em um dia ou dois, você pode segurar o prato no colo enquanto o cachorro está comendo.

 

            Um cão mais velho que desenvolveu esse comportamento não deve ser tratado como acima, mas deve ser encaminhado a um treinador / behaviorista profissional.

 

Saltando sobre as pessoas

 

            Comece imediatamente a ensinar seu filhote a manter as quatro patas no chão. Comece isso imediatamente quando o novo filhote chegar em casa. Com o filhote, não o incentive a se esticar para cumprimentá-lo; em vez disso, agache-se ao nível dele, ajude-o a sentar e depois cumprimente-o. A maioria dos filhotes tem esse hábito irritante de pular nas pessoas para cumprimentá-las. Sempre que o filhote pular em você, simplesmente segure as duas patas dianteiras com segurança, segurando-as por tempo suficiente para que elas se tornem desconfortáveis ??na posição de pé. Depois, abaixe o filhote com cuidado. Quando o filhote tiver essa resposta de forma consistente, ele evitará pular você.

 

Cumprimento

 

            Todos os filhotes devem ser ensinados a “sentar” e “ficar”. Quando os visitantes chegam, seu filhote deve estar na guia e instruído a “sentar” - “ficar” perto da porta. Quando cada convidado entrar, diga a eles para ignorar o filhote. Quando estiverem sentados, o filhote deve ser levado na guia para encontrá-los. O filhote deve sentar-se na frente de cada hóspede para que ele possa acariciá-lo. É importante que o comando “senta-fica” seja dominado antes de tentar isso com estranhos. Pratique este exercício várias vezes usando membros da família antes de fazer isso com seus convidados. Suas sessões de prática devem incluir distrações. Uma distração pode ser uma bola de tênis jogada ou jogada no chão a alguns metros de onde o filhote está sentado. O filhote deve permanecer na posição de sentar-se enquanto é acariciado.

 

 

Sobre o autor

 

            Carmen L Battaglia é Ph.D. e mestre pela Florida State University. Como arbitro, pesquisador e escritor do AKC, ele foi um líder na promoção da criação de cães melhores e escreveu muitos artigos e vários livros. Battaglia também é um popular em shows de TV e rádio. Seus seminários sobre criação de cães, seleção de reprodutores e escolha de filhotes foram bem recebidos pelos clubes de criação em todo o país.

 

 

 

Tradução

 

            Maria Eduarda Bicca Dode, Médica Veterinária e Doutoranda em Ciência Animal pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Criadora da raça Australian Cattle Dog pelo afixo Sentinela Farrapo desde 2007. Árbitra pela Confederação Brasileira de Cinofilia - CBKC.

 

 

Direito Autoral

 

            Os artigos podem ser reproduzidos apenas para uso pessoal. A permissão para o uso de qualquer artigo é limitada apenas para utilização particular. O uso em sites é limitado a

revistas profissionais e de clubes oficiais, ou quando a revista inteira também é publicada

no site. Maiores informações: https://breedingbetterdogs.com/permission-reprint