Seja Sócio
Área do Sócio
Informativo CBPA

Nesta segunda-feira, dia 02AGO21, o Diretor de Relações Internacionais do CBPA, José Graça-Aranha, foi recebido na Alemanha pelo Prof. Dr. Heinrich Messler, presidente da WUSV e da SV. Na pauta do encontro, temas como a recente (novembro/2020) resolução da SV de aceitar em seu livro genealógico (e não mais como "apêndice") pedigrees de exemplares de clubes não-integrantes da FCI e integrantes da WUSV, sempre que tais exemplares sejam criados de acordo com as regras de criação da entidade mundial pastoreira.

O presidente Messler comentou a recente decisão do Tribunal de Justiça de Dusseldorf (objeto de um recente comunicado divulgado em vários idiomas no site da WUSV - www.wusv.org), que referendou a deliberação da SV e rejeitou o requerimento da VDH/FCI para que a jurisdiç ão alemã vedasse à SV aceitar os pedigrees, invocando um "dever de lealdade associativa". A defesa da SV na ação foi fundamentada que o cumprimento de tal dever, por parte da SV, implicaria em violação ao Direito de Concorrência vigente na União Européia. Os regulamentos da FCI, no ponto, foram declarados nulos pelo Tribunal, a exemplo do que já ocorrera anteriormente por ocasião do julgamento da ação do "embargo dos juízes", que determinou a mudança nos regulamentos da FCI, já efetivados e comunicados em seu portal internet. Graça-Aranha teve oportunidade de expor, uma vez mais, as razões que determinaram a decisão do CBPA de não renovar seu vínculo com a CBKC/FCI, onde preponderou a recusa do CBPA em aceitar o "ultimato" da CBKC para que o CBPA renunciasse aos seus vínculos com a WUSV e com a COAPA.

O encontro transcorreu em clima de extrema confiança com os rumos da cinofilia pastoreira sob liderança da WUSV e com os laços de solidariedade entre os clubes que integram essa entidade mundial, conforte previsto na Cláusula 12 de seus Estatutos.

A Diretoria