Seja Sócio
Área do Sócio
Assembleia Geral COAPA em 23/08/2022

ASSEMBLEIA GERAL COAPA EM 23.08.2022

 

Por meio virtual, realizou-se, com a presença de 17 países, a assembleia geral da COAPA. Conforme a pauta, foi lida e aprovada por unanimidade pelo secretário da reunião, Sr. Carlos Rivera, a ata da assembleia geral anterior, realizada em 2021.

Em seguida, o presidente da COAPA, Sr. Roberto Caputi, reafirmou que os eventos COAPA sempre se realizarão, a cada ano, no 4° fim de semana de novembro. A realização no 3° final de semana no ano de 2022, no México, converte-se em uma exceção, em virtude de dificuldades encontradas em relação à liberação do estádio onde se realizará o citado evento.

Em prosseguimento, foi discutido o item 3, referente à carta da WUSV que trata da obtenção da qualificação “Excelente” nas exposições de criação. O Sr. Caputi lembrou aos participantes que nos encontramos em um período de transição (2020-2025), estipulado pelo “Programa de Harmonização da Criação” da WUSV e que a citada carta da WUSV menciona a necessidade de os cães possuírem uma prova de trabalho. Sendo assim, decidiu-se por unanimidade que cada país filiado à COAPA continuará a realizar as mesmas provas que ora realizam como requisito para obtenção da “Seleção para a Reprodução (Körung)”, portanto, apenas passando a denominá-la como “BREVET”, uma denominação utilizada na França para uma prova de trabalho pela entidade francesa, aceita na Alemanha para obtenção da qualificação” Excelente” (na Alemanha, os cães podem obter a qualificação “Excelente”, sem que possua “Seleção para a Reprodução” até os 3 anos e meio de idade, desde que possua uma prova de trabalho reconhecida).

A proposta da direção da COAPA, aprovada unanimemente, é de que os países a esta filiados, permaneçam realizando as mesmas provas que hoje realizam, mas utilizando a nova denominação (“BREVET”) até o final do período de transição do “Programa de Harmonização da Criação”, em 31.12.2024. Tal programa exige que, a partir de 1° de janeiro de 2025, todos os cães submetidos a exame de “Seleção para a Reprodução” possuam ao menos o título de trabalho IGP1.

 

José Carlos da Silveira

Presidente do CBPA

Mais notícias